Livros


















EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMAS EM DEBATE
A Educação Infantil é sempre um tema do presente, do passado e do futuro, inesgotável, emergente e prioritária. Os autores nos convidam a percorrer os tecidos de uma trama costurada durante alguns anos de trabalho e experiência, em casa, na universidade e na comunidade. É uma temática atual, de extrema relevância que cria futuro e ilumina dimensões de novas formas de entendimento de questões sempre atuais sobre particularidades e especificidades da Educação Infantil colocadas em debate, assim como também as diferentes possibilidades do trabalho docente e profissional. Dentre as principais especificidades debatidas que compõem a educação nesse setor de ensino, destacamos o brinquedo, a brincadeira, o lúdico, o movimento, o “se-movimentar”, a psicomotricidade relacional, a emoção e a afetividade.
Somos gratos por permitirmos partilhar destas ricas experiências. Parabéns aos autores que permitiram a realização e divulgação desta emergente reflexão, para vocês e a todos os que permitiram e contribuíram para esta importante realização. Parabéns para os organizadores (Jorge Fernando Hermida, da UFPB e Sidirley de Jesús Barreto, da FURB), que desde o nordeste (o primeiro) e o sul do nosso país (o segundo) batalham incansavelmente com suas publicações e pesquisas pelo direito à educação e a oferta de uma educação de qualidade desde a mais tenra idade.
(texto da capa de atrás de autoria do professor Miguel Angel Garcia Bordas (UFBA)


Título: Educação Infantil: temas em debate.
Autor: Jorge Fernando Hermida e Sidirley de Jesus Barreto (orgs.).
Editora: Editora Universitária da UFPB.
Ano de publicação: 2013.
250 páginas.
Preço de venda ao público: R$ 25,00.

SUMÁRIO

PREFÁCIO
Miguel Angel García Bordas
A CRIANÇA E O BRINQUEDO: OS PADRÕES DE BELEZA CORPORAL COMO FOCO DE ANÁLISE
Fabio Zoboli
Carlos Eduardo Raimundo da Silva
TEORIA E PRÁTICA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: o lúdico, a brincadeira e o movimento na práxis educacional
Jorge Fernando Hermida
Walmira Medeiros Alexandre
O “BRINCAR E SE-MOVIMENTAR” COMO BASE TEÓRICO-FILOSÓFICA PARA A COMPREENSÃO DO SER CRIANÇA
Andrize Ramires Costa
Elenor Kunz
O BRINCAR DO BEBÊ: notas winnicottianas para uma prática pedagógica criativa
Danielle Menezes de Oliveira
Pierre Normando Gomes-da-Silva
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Adonis Marcos Lisboa
Patricia Floriani
BREVES CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA REICHIANA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
João Altair Soares dos Santos
Sidirley de Jesus Barreto
Adolfo Ramos Lamar
AFETIVIDADE, TONICIDADE E EMOÇÃO: contribuições de henri wallon para sua compreensão
Sidirley de Jesus Barreto
Jorge Fernando Hermida
 “A PRÔ ENSINA LETRAS E NÚMEROS” OS SENTIDOS DA ESCRITA PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO SUL DO BRASIL
Aline Djulei Monguilhott
 Gracielle Boing Lyra
O "MUNDO INFANTIL" COMO IMITAÇÃO DO "MUNDO ADULTO": uma lição de moral para educadores entre natureza e cultura
Renato Izidoro da Silva
UMA DANÇA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Laurecy Dias dos Santos
A CRIANÇA E O BRINCAR: uma possibilidade de aprendizagem
João Derli de Souza Santos
Marileia Mafra



EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE: EXPERIÊNCIAS NO AGRESTE PARAIBANO
Os textos reunidos neste livro têm como objetivo socializar artigos produzidos de estudos monográficos recentemente defendidos no Curso de Pedagogia – Modalidade a Distância da Universidade Federal da Paraíba (EAD/UFPB), no ano de 2011. A coletânea de textos foi redigida por um conjunto de jovens pedagogas que moram no agreste paraibano e reúne experiências educacionais desenvolvidas nessa região. Este livro também faz parte das atividades de divulgação de conhecimentos científicos desenvolvidas pelo projeto A produção do conhecimento no curso de pedagogia a distância da UFPB.
Os textos desta coletânea se caracterizam por ter uma unidade temática – a ludicidade – que é discutida a partir de diversos enfoques: prática pedagógica, direito da criança, ensino-aprendizagem, matemáticas, corporeidade, identidade e autonomia. Tal diversidade e qualidade temáticas também servem para comprovar que a modalidade a distância do curso de Pedagogia não é um ensino de segunda categoria, pelo simples fato de ser ensino virtual ou educação a distância. Desejamos que o projeto editorial possa socializar saberes e conhecimentos e também contribuir no processo de capacitação dos trabalhadores e estudantes da área da educação, de modo que possa colaborar na construção de uma sociedade mais justa e solidária.


Título: Educação Infantil e ludicidade: experiências no agreste paraibano.
Autor: Jorge Fernando Hermida (org.).
Editora: Editora Universitária da UFPB.
Ano de publicação: 2013.
170 páginas.
Preço de venda ao público: R$ 20,00.

SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um recurso pedagógico na sala de aula
Maria Antônia Henrique Barbosa
Jorge Fernando Hermida
O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Kátia Anne Bezerra da Silva
Jorge Fernando Hermida
EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: o lúdico como necessidade
Gicélia Cruz Marques Guimarães
Jorge Fernando Hermida
O PROJETO MEU CORPO É LINDO
Luciana Aretuza Pereira Paiva
Jorge Fernando Hermida
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre as concepções de brincadeiras em uma creche do município de Campina Grande/PB
Jeane Gomes de Lima
Jorge Fernando Hermida
O BRINCAR COMO DIREITO DA CRIANÇA: a prática pedagógica da ludicidade em uma sala de aula
Alessandra Myrna de Sousa Lima
Jorge Fernando Hermida
O LÚDICO: um facilitador do ensino/aprendizagem a matemática na educação infantil
Joseilda do Nascimento Pereira
Jorge Fernando Hermida

Nenhum comentário:

Postar um comentário